Adote um sistema genuíno de feedback
Após o artigo da semana passada, sobre a importância de valorizar as pessoas, recebi algumas perguntas com dúvidas clássicas. Fiquei muito feliz com o retorno de muitos líderes de organizações, que me enviaram mensagens dizendo que não existe outra forma de se gerir uma organização que não seja por meio do respeito integral às pessoas.
Mas, como sempre, surgem dúvidas de como o tratamento dado é encarado pela pessoa que está do outro lado. Penso que para isso uma cultura voltada ao feedback constante é a solução. E vejam, tem que ser algo que esteja dentro da cultura e do propósito da empresa, só assim é genuíno.
Existem algumas estratégias e até existem sistemas de registro de feedback. Isso funcionou para alguns anos atrás, hoje tem que ser algo natural e que seja muito claro também para os dois lados. Mesmo porque, um sistema genuíno de feedback deve afetar toda a organização.
Como funciona um sistema genuíno de feedback
Lembro-me como se fosse hoje a primeira vez que implementei um sistema desses com a minha equipe. Há uns 10 anos eu pedi, após um período, que eles me avaliassem na posição que eu estava exercendo naquele momento. Foi um espanto total, dos meus liderados e dos meus pares, chegaram a me chamar de louco!
Após começarem a ver os resultados que estavam sendo alcançados pelo meu grupo de trabalho, todos prestaram um pouco mais de atenção no movimento que ali se iniciava e resolveram adotar a sistemática de feedback genuíno e constante.
Quando for necessária uma conversa mais dura e incisiva, nunca deixe que ocorra nos corredores da empresa, ou até mesmo em salas tipo “aquários”. Estas conversas devem ocorrer em salas fechadas, com boa acústica, pois as informações ali trocadas só pertencem àquelas duas pessoas. Sim, sempre um a um e olho no olho!
Elogios são sempre bem-vindos e estes, por sua vez, podem e até devem ser feitos em público. Mas uma dica valiosa: prepare o que vai falar em público, meça as palavras. Não podemos exagerar para não parecer falso, nem prometer nada nestes momentos, pois expectativa criada e não superada gera uma frustração difícil de ser apagada. Fique atento!