Lidando com o choque de gerações
Tudo bem com vocês, gente? Espero que sim. Lembra que citei no último post (Como um mentor pode te ajudar a ter uma Vida Integrada?) sobre o choque de gerações e o mercado de trabalho? Pois é, aqui vai um pouco de pimenta para este assunto, tão debatido ultimamente.
Exatamente nos dias de hoje convivemos com diversas gerações no mercado de trabalho. E isso traz um choque natural de expectativas e de convivência. São elas:
- Baby Bommers (Após Segunda Guerra Mundial),
- Geração X (Início dos anos 60 ao final dos anos 70),
- Geração Y (Final dos anos 70 ao início dos anos 90) e
- Geração Z ou Nativos Digitais (Final de 92 ao início de 2010).
Temos ainda a Geração T, de Touch, (nascidos após a criação do iPhone em 2007) que ainda não está no mercado de trabalho, mas já dita tendências e promove mudanças significativas em grandes empresas.
Uma coisa muito clara hoje em dia é que as gerações mais jovens têm uma necessidade maior em adquirir vivências a bens de consumo. Esta é uma tendência muito forte e que já está fazendo empresas grandes tremerem em suas estruturas.
O mais importante disso tudo? Se você é um líder e convive com o choque de gerações, fique atento: utilizar da Liderança Autêntica Situacional é fundamental para manter bons talentos dentro do seu time e da sua empresa.
Mais importante ainda… Já na fase de recrutamento e seleção, alinhe expectativas e propósito dos candidatos com a empresa e o líder imediato. Sem isso, aposto todas as minhas fichas que a chance de sua empresa perder em produtividade e eficiência é de 90%.
Além disso, perderá também uma grande chance de formar um time coeso e focado no resultado duplo, para a empresa e para si próprio. Lembrem-se sempre que diversidade é sempre muito importante para o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa.
Sigam no caminho!