O que é ser um Mentor?
Esta é uma pergunta que respondo já há algum tempo pois, de certa maneira, este é um termo novo aqui no nosso país. O mentor é um indivíduo que adquiriu suficiente bagagem técnica e vivência prática em sua vida, que pode utilizar deste arsenal de conhecimentos para solucionar problemas do dia a dia de maneira prática e mais assertiva.
Dentro de um conceito de liderança autêntica, todos os líderes precisam ter um conselho de mentores pessoais que possam efetivamente ajudá-los a buscar melhores soluções para a vida pessoal e profissional.
Uma boa maneira para começar a sua busca por estas melhores soluções é refletir e identificar qual o seu propósito de vida.
Quem precisa ter um mentor?
No meu entendimento, todos precisam ter seus mentores desde o momento em que identificamos não sermos capazes de solucionar todos os problemas que aparecem na rotina de trabalho e na vida pessoal. O mentor é a solução para problemas simples, que às vezes tornamos maiores do que realmente são.
Muito cuidado, o Mentor pode ser um Coach, mas, na grande maioria das vezes, o inverso não é verdadeiro! Sempre falo sobre um exemplo para diferenciar os dois, e por favor, não estou aqui querendo generalizar, mas arrisco dizer que 80% se encaixa neste exemplo:
Um mentor te ensina a cuidar de 5 filhos, tendo ele mesmo tido os 5 filhos; e às vezes em mais de um casamento. O coach, muitas vezes, faz o mesmo processo de ensinamento, mas sem ao menos ter tido um filho sequer.
Escolha alguém para ser seu mentor, alguém que realmente possa te levar para cima e fazer você atingir seu máximo de potencial e produtividade, para o que você quiser para sua vida.
É sempre possível ser bem-sucedido na vida pessoal e profissional. Conte comigo!