Como reconhecer uma cultura empresarial forte

Hoje venho aqui dar seguimento àquele nosso papo sobre Cultura Organizacional e como ela pode fazer diferença. Muitas pessoas me enviaram perguntas sobre como identificar uma cultura empresarial forte e isto inspirou este post.

Seguem aí algumas dicas para que vocês possam identificar de cara, logo nos primeiros momentos, se a organização que você escolheu tem ou não cultura empresarial forte.

como-reconhecer-uma-cultura-empresarial-forte Imagem: Freepik

Passos para reconhecer uma cultura empresarial forte

  1. Começando bem do início, quando você escolheu esta empresa, você pesquisou Missão, Visão e Valores dela? Mesmo achando isso um pouco ultrapassado, muitas empresas têm isso estampado em todos os lugares. Reflita: o que a empresa defende tem conexão com seu propósito de vida e seus valores pessoais?
  2. Uma outra boa dica é avaliar como acontece o processo de recrutamento e seleção desta empresa que você escolheu para trabalhar. Eles realmente tratam seus candidatos seguindo os valores que exibem em suas paredes? São os profissionais da empresa que cuidam do processo ou uma empresa terceirizada?
  3. Ainda mais valioso: o que as pessoas falam desta empresa? As pessoas que nela trabalham, será que não podemos ir ao local de almoço onde eles se encontram e dar uma pesquisada? Muitas vezes a surpresa é grande.

Para dar um exemplo, citarei a Zappos, empresa que visitei com o grupo da Life at Campus em Las Vegas. Lá eles levam isso tão a sério que o processo de recrutamento é quase um vestibular!

No final, ao candidato é oferecido duas opções (igual ao filme Matrix) de um lado o contrato de trabalho e do outro lado um cheque no valor de US$ 2 mil dólares! O candidato escolhe o que fazer e a empresa fica feliz com qualquer que seja a escolha.

O que você escolheria?

Nos dias de hoje, mais importante que ter um empreso é ter um emprego que se some ao trabalho e que traga você para uma forma integrada de realização pessoal e profissional.

Por isso a importância de sinergia com valores e missão das empresas com o seu propósito de vida e seus valores pessoais. Somente assim terás uma vida integrada, completa, feliz e acima de tudo, PRODUTIVA!

UM COMENTÁRIO
Marco Aurelio / setembro 27, 2017

Gostei do assunto ! E ele me leva a refletir sobre como as pessoas se relacionam entre si !! Segundo o Filósofo Faustão “tanto no profissional como no pessoal…oloko meu”…sabemos que este comportamento não existe !! Somos apenas nós mesmos que demonstramos ser outra coisa pra ser aceito na sociedade. Sejamos mais simples em nossas atitudes e mais transparentes sobre os outros !!!

COMENTÁRIOS BLOQUEADOS