O Mundo Encantado das Empresas Modernas
No último post passamos um pouco por cultura do mundo corporativo e me veio uma nova reflexão… E esta cultura nas startups de tecnologia? Nas empresas digitais? Nas ditas “empresas modernas”? Como é?
Bom, tive muitas experiências como visitante destas empresas, como contratante e ultimamente como investidor. Posso garantir que muitas se assemelham muito ao que falamos no texto post sobre como reconhecer uma cultura empresarial forte. Mas, na sua grande maioria existe um respeito maior pela criatividade.
Como funcionam as empresas modernas
Explico: não existem muros ou cercas que impeçam a criatividade das pessoas que transitam neste meio. Mas, existem algumas grandes empresas que transformam seus funcionários em mini robôs. O que acaba transformando uma pessoa em uma máquina de produção sem descanso ou mínima integração.
Por que falo isso? Muitas vezes as pessoas pensam que trabalhar nas empresas neste formato é sempre uma excelente opção. Nem sempre! O que digo e repito sempre é: una seu propósito de vida com o propósito de vida da empresa que você irá trabalhar e as coisas serão mais fluidas.
Uso sempre o exemplo da Zappos, por ser uma empresa precursora da teoria da Halocracia, onde os muros e barreiras se quebram por completo e todos interagem de forma sinérgica e harmônica. Falo deles por que lá estive já por duas vezes e vi o funcionamento. Inclusive conversei com funcionários que têm total liberdade de falar sobre cultura e como as coisas funcionam por lá.
Indico o livro A Experiência Zappos, para que vocês tenham completa noção de como funciona uma empresa que preza uma cultura centrada nas pessoas, clientes e funcionários.
Sim, o local perfeito para se trabalhar existe, basta buscar. Sim, é possível mudar a cultura de uma empresa, basta querer e trabalhar muito. Mexa-se! Seja você um empregado ou um empregador, a empresa do futuro passa por duas coisas: felicidade e cultura.