Por que parar?
Resolvi escrever este texto acho que como um desabafo, sobre algo que vem me incomodando há alguns anos e que apenas há pouco acho que consegui uma resposta. Tenho convivido com muitas pessoas que passam a vida toda trabalhando em lugares esperando “vencer seus tempos” e se aposentar. E o pior é que muitos deles, quando lá chegam, não duram muito.
Isso mesmo, muitos que conheço, que chegaram na aposentadoria com ou sem a estabilidade financeira que gostariam, não duram muito. Ou morrem por motivos de saúde ou entram em depressão ou, o pior de tudo, não têm mais a energia que gostariam de ter para fazer o que deixaram de fazer durante toda uma vida.
Pois é, e aí? O mais injusto é que vejo do outro lado, pessoas que são apaixonadas pelo que fazem, que não conseguem parar de trabalhar com o sorriso no rosto como se todos os dias fossem o primeiro. Mas que por muitas vezes são forçados a parar por uma lei interna da empresa, por limitações físicas e até porque os próprios familiares pedem.
Há algum tempo fui ao show do Phil Collins em São Paulo. Com 67 anos, ele cantou o show inteiro sentado e entrou no palco apoiado por uma bengala. Phil passou por problemas terríveis de saúde e até depressão. Anunciou sua aposentadoria em 2011, mas não resistiu muito tempo longe dos palcos e retornou este ano, com a presença do seu filho como baterista da banda.
Vejo sempre que vou aos Estados Unidos senhores acima de 70 anos de idade trabalhando em diversos ramos da economia, parques de diversão, lojas de departamento, supermercados, lanchonetes etc. etc. E sempre com um largo sorriso no rosto esbanjando alegria por estar ali, trabalhando e sendo útil. E mesmo que o salário não seja o melhor e que tenha sua aposentadoria, privada na grande maioria das vezes, preferem se sentir produtivos e úteis, em vez de ficarem vendo a vida passar, esperando a morte.
Parece muito fúnebre este texto, mas gostaria muito que encarasse de outra forma. Quero que pense, aí de onde estiver lendo este texto, o que está fazendo no trabalho atual? Esperando a aposentadoria?
Posso garantir para cada um de vocês que, quando esse dia chegar, vocês estarão doidos procurando fazer alguma coisa que gostem efetivamente. Só tenham cuidado para não ser tarde demais!
Minha função aqui é despertar em você a vontade de começar a fazer o que você gosta agora, já! Estudos de grandes universidades mostram que quem trabalha feliz produz mais, é melhor pago, ganha mais dinheiro e por consequência vive mais também, com uma vida cheia de felicidade e propósito.
Não venham aqui falar que é muito fácil pensar em tudo isso quando se tem uma vida confortável e estável, veja que o que estou falando aqui é justamente o contrário.
Estou dizendo para trabalhar muito com o que gosta e com o que o torna feliz, para ter uma vida mais longa e feliz. Para isso, comece agora! Não pense em parar, pense sempre em por que parar? Se eu sou bom e feliz com o que eu faço, e meu trabalho ajuda milhares de pessoas no mundo, eu faço a diferença e irei sempre lutar por isso! Lembre-se: você pode!