Porque aprender rejuvenesce

Acabo de participar do encontro de ex-alunos da Harvard Business School. Encontrei bons amigos da época de escola e tive a oportunidade de conhecer outros vários. E o que veio ao meu conhecimento nestes dias me deixou ainda mais feliz com algumas decisões que tomei para minha vida.

Conversei com senhores de mais de 70 anos que estavam lá, firmes e fortes, mas não apenas nos eventos sociais. Estavam nas salas de aula. Mas não nas aulas convencionais, a grande maioria estava nas aulas voltadas à nova economia, às Startups e suas novas formas de lidar com o mundo dos negócios.

porque-aprender-rejuvenesce Imagem: Freepik

Impressionante como todos estavam ávidos a aprender o que está acontecendo e as predições para o futuro das empresas e dos empregos. Sim, eles, estes ex-alunos, são grandes geradores de empregos e a grande preocupação deles é com o final dos empregos tradicionais nos EUA e ao redor do globo.

Tive oportunidade de conversar com um deles, que ao invés de investir em bolsa de valores é ativo no Club de Harvard de Boston onde investe em Startups propostas. Veja, estes Senhores e Senhoras de mais de 70 anos não estão sentados em berço esplendido curtindo ou esperando a aposentadoria, estão fazendo o dinheiro girar com o que acreditam.

Um deles me falou: “Filho, quem fica parado é poste! O que mantém o vigor e a vontade de viver é o conhecimento. Não tenho mais a velocidade que tinha aos 40 anos, mas ainda tenho muito a contribuir e para isso não paro de estudar e compareço a todos os eventos da escola. Todas as vezes que aqui venho, ganho mais 5 anos de vida.

Isso, estudar nunca é tarde, aprender nunca é demais, conhecimento é fonte de juventude e nos faz mais ativos e principalmente menos arrogantes. Pois, quanto mais aprendemos, mais temos a noção que precisamos sempre estar estudando e isso nos faz mais conscientes do nosso propósito.

E você, está se atualizando?