Sobre a importância da Cultura Empresarial
Tudo bem com vocês meus leitores? Olha este é um dos assuntos mais complicados de se tratar: a cultura empresarial. Até porque a grande maioria das empresas que conheço tem sua cultura exposta “para inglês ver”.
É isso mesmo. Não adianta colocar sua cultura exposta em paredes, no seu site, em redes sociais e não recrutar seus funcionários de acordo com esta cultura. Por que? A resposta é simples: vai dar errado e o estrago será grande!
Cultura empresarial é igual a DNA. É seu, ninguém tem igual e nascemos com ele. O exemplo, para que uma cultura seja bem entendida por todos, tem que necessariamente vir de cima! Isso sim é Top Down, e quem não se alinhar com a cultura empresarial, ou se propõe a passar por treinamento rígido, ou muda de empresa.
Infelizmente tem que ser radical neste ponto, pois se sua empresa tem como cultura satisfazer o cliente, esta busca deve ser feita de forma incansável por todos os níveis da empresa. E não estou aqui falando que o cliente tem sempre razão, NÃO! Mas merece respeito.
O que para mim é claro como água é: se a pessoa que lida com os clientes não estiver bem resolvida em sua vida pessoal e profissional, não irá atender seu cliente de maneira a respeitar e seguir a cultura da empresa, concordam?
E mais, todas as empresas que têm uma cultura forte de perfeição em atendimento ao cliente, exercem positivamente a função de instigar seus funcionários a terem uma vida equilibrada e integrada. Só assim, conseguirão se colocar no sapato do outro e atendê-lo de maneira impecável.
Uma dica: encontre uma empresa para trabalhar que tenha uma cultura forte e que esteja alinhada com sua cultura e seus valores pessoais. A chance de você ser feliz no trabalho e na vida pessoal será bem maior.
Fique ligado, pois a cultura da felicidade empresarial é uma realidade e cresce de forma exponencial!