Senso de incompetência
O título pode parecer um pouco pesado demais para alguns, mas, isso é mais comum do que podemos imaginar. Trago um dado interessante da minha pesquisa para vocês analisarem e chegarem ao próprio julgamento. Sabiam que 82% dos profissionais entrevistados na pesquisa que fiz para o meu livro sentem que possuem mais trabalho do que efetivamente se sentem capazes de fazer?
Assustados com o número? Pois é, e isso reflete nos demais números desta pesquisa realizada, bem como reflete no que estamos vivenciando hoje no mercado de trabalho. Lembram que escrevi no meu texto anterior sobre “O Fim do RH tradicional”? É disso que estou falando! O RH de hoje não recruta certo, não posiciona certo e pensa ser Deus indicando posições para áreas diversas de uma empresa, sem ter o real propósito de existência da empresa “linkado” com o dos profissionais que irão ali trabalhar.
Isso gera um senso de incompetência gigantesco que afeta decisivamente na produtividade das pessoas, na felicidade, na integração entre sua vida pessoal e profissional, no seu balanceamento de vida – na sua saúde mental e física e muitos mais problemas que já discorri em artigos anteriores. Quando nos deparamos com um dado deste tamanho, 82% de um grupo de quase 400 profissionais espalhados pelo Brasil e pelo Mundo que se sentem incompetentes, temos que concluir que algo está muito errado.
Como sempre indico, faça uma detalhada avaliação de como está sua vida hoje e defina um claro propósito de vida para seguir é o melhor a fazer. Ficar esperando RH ou um líder também perdido para te ajudar não será a sua solução, acredite. Isso deverá partir de você! A busca pelo seu autoconhecimento e pelo o que realmente vai te fazer feliz e produtivo, cabe somente a você!
Muitas coisas, claro, interferem neste processo e uma delas é a tecnologia e suas distrações. Utilizar a tecnologia a seu favor pode ser um passo importante para que se sinta mais produtivo e engajado com o que faz, eu diria que até fundamental para uma vida mais saudável mental e fisicamente.
Hoje o tempo gasto por profissionais em geral, com distrações como redes sociais e chats, é de 5 horas semanais nos Estados Unidos e até 10 horas semanais no Brasil. Caso isso seja utilizado de maneira mais sensata, será que o número de pessoas que se sentem incompetentes por não dar conta de fazer tudo o que precisa diminuiria?
Essa é uma reflexão que todos temos que fazer. No livro “Thrive” (em português, Prosperar), Arianna Huffington traz importante reflexão sobre este assunto, ela diz: “coloquem vocês para recarregarem suas baterias como fazem com seu aparelho de telefone celular”. Ela sofreu um “Burnout” anos atrás e resolveu mudar por completo sua vida. Hoje dedica seu tempo buscando métodos para que as pessoas não sofram o mesmo que ela sofreu, algo parecido e com proporções bem diferentes do meu caso pessoal.
Portanto, utilize este senso de incompetência para rever sua vida e fazer dela o que você realmente é e quer. Com isso, muitos dos problemas que hoje o afetam poderão desaparecer e você pensará que foi em um toque de mágica, mas, acredite, não foi mágica. Foi sua vontade de viver e vencer que falou mais alto que seu senso de incompetência.