Sobre Depressão e Suicídio
Infelizmente, a cada dia que passa, ouvimos mais e mais estas duas palavras que assombram tanto quanto doenças que ainda não possuem a cura. Na semana que passou, dois ícones, cada um em sua área de atuação, tiraram a própria vida em, provavelmente, um ato de pura coragem e de salvação: Kate Spade, estilista mega consagrada mundialmente, e o apresentador e chef Anthony Bourdain, também profissional de alto sucesso.
Imagem: Freepik
Até agora não se sabe o motivo que os fizeram tirar a própria vida. Mas, uma coisa é certa, quem faz isso é porque já procurou todas as alternativas de cura e para amenizar seu sofrimento diante de uma doença silenciosa, e que cada dia mais está presente nos lares de pessoas do mundo todo, a Depressão.
Em março deste ano uma reportagem especial em um grande telejornal brasileiro revelou um dado um tanto quanto alarmante. As empresas brasileiras gastam R$ 206 bilhões de reais por ano apenas com a depressão e isso não é o maior problema! Pela depressão muitas outras doenças são desencadeadas, o que torna a vida das pessoas, que sofrem desta doença silenciosa e muitas vezes incompreendida, um verdadeiro martírio.
Muitas são as pessoas famosas que cometem suicídio. Sempre que isso ocorre existe uma comoção muito grande, mas o que é feito na realidade? Efetivamente não se faz muita coisa, apenas homenagens e pronto. Esquecemos de tudo muito rápido e iremos tocar no assunto de novo apenas e tão somente quando outro caso parecido acontecer.
É muito importante conversar com os jovens sobre isso! Muitas vezes eles ficam pensando que estas pessoas citadas e muitas outras de sucesso têm uma vida glamorosa e de extrema felicidade. Na sua grande maioria é o contrário… Exigências diversas fazem com que estas pessoas sejam pressionadas todos os dias, vivendo em um mundo de conto de fadas e muitas vezes não aguentam a própria fama e caem em desgraça.
Em meu último post falei sobre adolescentes que estão entrando em depressão cada dia mais cedo, muito pela pressão exercida sobre eles no que tange à escolha da profissão. Fazendo um link entre um texto e outro, segue aqui mais um alerta aos pais que insistem em continuar mutilando a criatividade dos seus filhos, até neste momento difícil que é a escolha da profissão…
Imagine que pessoas como as que citei no início deste texto, que aparentemente têm tudo o que o dinheiro pode comprar, são muitas vezes exemplos para uma geração inteira. E a maneira que eles deixam esta vida é a mais cruel de todas. Atentem a isso! Felicidade é um remédio homeopático que temos que tomar todos os dias, e mesmo assim pode não ser suficiente!! Integração de vida pessoal e profissional é a solução para longevidade, produtividade e com absoluta convicção a uma vida melhor.