To Walk the Talk
Difícil começar um texto com uma expressão em inglês, né? Bom, eu apenas estou fazendo isso porque acho que faz muito sentido com tudo o que estou apresentando aqui de conceitos e pensamentos meus sobre diversos temas. Para quebrar o suspense do termo, existe uma tradução para o nosso português que mais se aproxima com o sentido real que é “Representar palavras em ações”.
Por mais que isso não seja ainda a tradução que considero perfeita, penso ser uma boa para chamar atenção de algumas posturas de pessoas e empresas pelo mundo. O que você, leitor, pensaria se um CEO da indústria do tabaco iniciasse seu discurso falando: “Prezados, nós cuidamos aqui da longevidade das pessoas em nosso negócio”. Como soaria isso para você, meu querido leitor? Temos que tomar cuidado com o nosso discurso, falar uma coisa, escrever uma coisa, publicar algumas coisas e agir de forma contrária é uma forma cruel de tratar o outro.
Este foi um dos meus primeiros ensinamentos no curso de Liderança Autêntica. Por mais que seja dolorido em um primeiro momento, sempre fale a verdade aos seus liderados, eles irão te respeitar como um verdadeiro líder se sempre os tratar com verdade. Isso mesmo, sem máscaras, aquelas que já descrevi quando falei de Integração entre vida pessoal e profissional. E esta expressão em inglês diz muito sobre nossa personalidade. Não apenas falar bonito e eloquente, mas, expressar a cada movimento, de forma espontânea o que você efetivamente fala.
Empresas precisam fazer isso de uma forma ainda mais premente. Em uma pesquisa realizada por consultorias multinacionais voltadas à área de RH trouxe o seguinte dado, 81% dos entrevistados se sentem enganados pelo processo de recrutamento e seleção que passaram e o efetivo trabalho que realizam nas empresas. E aí? O que acham disso? E depois quando começam a perder efetivo valor de mercado ficam desmanteladas. Isso que digo, empresas precisam realmente falar a verdade e aí atrairão pessoas que realmente queiram suar por elas.
Digo e repito, uma pessoa que está com uma integração de vida bem avançada não irá resistir ficar em um lugar com líderes e corporações que não praticam o “to walk the talk”. As máscaras sempre caem e com isso as corporações perdem muito não apenas em dinheiro, mas, também com seus talentos indo embora. Isso vem acontecendo ano após ano e as pessoas que lideram estas grandes corporações ainda não se tocaram.
Comece a praticar isto e verás que tudo fluirá com maior tranquilidade e o resultado virá. Lembre-se: tem espaço para todo tipo de pessoas neste mundo, cabe a você escolher seu tipo!